Clique aqui e consulte nossas políticas.
ACOMPANHE A GENTE!
Prefeitura Coronel Macedo
Acompanhe-nos:
Rede Social Whatsapp
Fatos Históricos
Como chegou a energia elétrica em Coronel Macedo?
AVALIAR
Era o final da década de 50, mais precisamente no ano de 1958, a população ainda comemorava o primeiro título mundial da seleção brasileira de futebol. E naquele ano de 1958, o então distrito de Coronel Macedo, passava por uma transformação importante, que mudaria a vida dos habitantes da localidade.
O distrito macedense que pertencia a Itaporanga SP, ainda não possuía energia elétrica até aquele referido ano. A escuridão das noites na localidade era quebrada pelo clarão dos lampiões nas casas dos habitantes da época. Foi então que no mês de setembro do ano de 1958, no Governo Estadual de Jânio Quadros, a energia elétrica chegava ao distrito macedense, que naquela data, possuía cerca de 4.300 habitantes, e desses habitantes, cerca de 500 pessoas moravam na zona urbana da localidade, e isso transformaria muito a vida daquelas pessoas.
A energia elétrica chegou no local através da instalação de um enorme gerador movido a diesel, barulhento, que se localizava onde hoje fica a casa onde morava o Chico Tó, na atual equina da Rua Capitão Américo com a Rua Durvalino Garcia da Veiga. O gerador só era ligado no período noturno, das 18 até as 22 horas, mas esse horário ocasionalmente poderia mudar e o gerador era ligado em outros períodos em dia de algum evento no município, como festas, confraternizações, reuniões políticas e outros.
Um dos operadores do antigo gerador era o popular Paulinho da Sabesp que tinha a função de ligar e desligar o equipamento e ainda realizar algum tipo de manutenção. A energia elétrica era fornecida para os postes de iluminação das ruas e também para as residências do então distrito macedense, predominantemente na zona urbana da localidade, podendo se estender para algumas casas que estavam bem próximas em volta do local.  Foi uma época de mudanças onde as primeiras instalações elétricas foram feitas e as primeiras lâmpadas eram adquiridas por aqueles moradores que queriam a iluminação em suas casas.
Também nesta época chegavam os primeiros equipamentos movidos a energia elétrica que um ou outro habitante do distrito passou a possuir. O gerador permaneceu em funcionamento até o ano de 1965, pois naquele ano a energia elétrica chegava de maneira definitiva na cidade, no mandato do primeiro prefeito João Teodoro. E com a energia elétrica sendo fornecida, dia e noite na localidade os moradores começaram a adquirir mais equipamentos elétricos como liquidificadores, geladeiras, televisores, máquinas de lavar e outros.
Realmente foi uma época de transformação na localidade que melhorou a vida daqueles habitantes.  E foi dessa maneira, primeiramente em 1958 com o gerador, e depois em 1965 com a energia elétrica definitiva, que as primeiras luzes foram acesas e os primeiros equipamentos elétricos passaram a funcionar na nossa antiga localidade. A novidade da energia elétrica iluminou a vida, os sonhos e trouxe uma mudança profunda no cotidiano daqueles antigos habitantes macedenses.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024